quarta-feira, novembro 30, 2005

A formação do Bibliotecário

A Universidade e a formação do bibliotecário
artigo sobre o convénio da Universidade de Milão. Documento em formato PDF (160 kb

Da formação do bibliotecário à formação dos estudantes
artigo sobre um projecto da Universidade de Parma. Documento em formato PDF (200 kb

Agenda 2010 para licenciaturas
Bacharelato e Master nos cursos superiores na área de informação Em: BuB Forum für Bibliothek und Information, 56(2004), p. 302-304 documento em formato PDF (18 kb)
[Krauß-Leichert, Ute

O estudo de biblioteconomia em transformação
artigo para o portal na Internet do Goethe-Institut
[Krauß-Leichert, Ute]

O Sistema europeu de Certificação dos Profissionais da Informação(CERTIDoc)
Página oficial do projecto na Internet

Perfil profissional
artigo sobre o perfil profissional na área de documentação na Espanha


Em: http://www.goethe.de/ins/pt/lis/prj/iek/lul/txt/ptindex.htm

"Projecto TT Online"

"O "Projecto TT Online", desenvolvido com o apoio do Programa Operacional da Cultura, é uma iniciativa do Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo (IAN/TT) que visa a divulgação e disponibilização, na Internet, das suas principais fontes arquivísticas, decisivas para a compreensão histórica de Portugal e do Mundo."


Em: http://ttonline.iantt.pt/

terça-feira, novembro 29, 2005

Indexação de livros:

American society of Indexers http://www.asindexing.org/site/index.html

The Indexing and Abstracting Society of Canada
Société canadienne pour l'analyse de documents http://www.indexingsociety.ca/

Vários Thesaurus Online: http://www.asindexing.org/site/thesonet.shtml

Indexers Unlimited:
http://www.indexersunlimited.org/

Word for Word Book Services:
http://www.wfwbooks.com/

Index Students:
http://www.indexstudents.com/

Engenharias, línguas e agronomia são áreas em que muitos cursos de Ensino Superior estão em risco de fechar portas.

"Este ano lectivo, 24 cursos já não abriram vagas. São formações que, em 2004, tiveram menos de 10 alunos e menos de 30 novos estudantes no primeiro ano no conjunto dos três últimos anos lectivos. Outros mais poderiam também ter sido suspensos, não fosse o reconhecido interesse nacional das formações."
(...)
"Por seu turno, Luís Soares, presidente do Instituto Politécnico do Porto, defende a importância das instituições se dedicarem aos Cursos de Especialização Tecnológica. "Os alunos dos cursos gerais - que representam 80% dos que terminam o 12.º ano - estão impedidos de se candidatarem a essas formações pós-secundárias, que são importantes. É necessário rever quer a forma de acesso, quer o financiamento desses cursos". "

Disponível em: http://www.universia.pt/servicos_net/informacao/noticia.jsp?noticia=34836

segunda-feira, novembro 28, 2005

Repositório institucional da Universidade do Minho

"De facto, ao longo dos seus dois anos de existência, registou mais de 250.000 visitas, de cerca de 160.000 visitantes, oriundos de mais de 140 países e territórios de todo o mundo, de que resultaram cerca de 2.800.000 pageviews. Para além de Portugal, com cerca de 56% dos acessos, os Estados Unidos (16%) e o Brasil (6%) são as principais origens dos acessos ao RepositóriUM."

Disaponivel em: http://www.universia.pt/servicos_net/informacao/noticia.jsp?noticia=34932

Revista ESTUDOS/PATRIMÓNIO publicada pelo IPPAR (Instituto Português do Património Arquitectónico), dedicada ao tema "Intervenções em Património".

"O tema do caderno principal será pretexto para a realização de uma visita guiada à Sé do Porto, a espaços habitualmente não acessíveis ao público. Através da apresentação de casos seleccionados do conjunto de intervenções do IPPAR, este número da revista Estudos/Património pretende reflectir a actualização das formas de intervir em património edificado, que se tem vindo a sedimentar ao longo de anos, apoiada numa prática regular."
(...)
"São ainda tratados diferentes temas, na secção Salvaguarda (património mineiro, a construção enquanto documento, a defesa do património arquitectónico legado por Korrodi, o estuque tradicional no restauro) e na secção Memória (estudo de um fragmento da fonte do claustro do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, a estratégia de implantação do Mosteiro de S. João de Tarouca, ou a família Real na Ajuda no século XIX)."

Disponivel em: http://www.universia.pt/servicos_net/informacao/noticia.jsp?noticia=34927

quinta-feira, novembro 24, 2005

Google Book Search

Novo instrumento de trabalho do Google permite recuperar artigos em texto integral, referência das livrarias onde se podem comprar e bibliotecas onde se pode fazer o empréstimo!!!!

http://books.google.com/

terça-feira, novembro 22, 2005

Museus científicos virtuais

Acesso ao texto integral- Museus

Em: http://www.sabbatini.com/marcelo/museus.htm

Dissertações e Monografias em linha - Ciências Documentais

Em: http://www2.ufp.pt/~lmbg/mono_on.htm

Acessibilidade às novas Tecnologias

Este Manual possui como anexo um CD-ROM com a versão digital do mesmo, documentos aprofundados sobre Acessibilidade, referências a Informações Online e 25 programas distribuídos em três áreas: Acesso ao Computador, Acesso à Internet e Ergonomia. As aplicações seleccionadas são gratuitas e a maioria delas está disponível na Internet.

Em: http://www.acessibilidade.net/trabalho/index.htm

terça-feira, novembro 15, 2005

Acesso Livre ao Conhecimento - Unesco

"O "acesso livre" tem como principal objectivo a disponibilização livre na internet através de arquivos e repositórios de literatura académica e científica, dando a possibilidade a qualquer utilizador de pesquisar, lêr, descarregar, imprimir, copiar, distribuir e referênciar o texto integral dos documentos. "

Documentos sobre o acesso livre ao conhecimento
Declaração de Berlim Relatório "Scientific publications : free for all?"
Budapest Open Access Initiative
Open Access News: News from the open access movement
Declaração de Princípios e Plano de Acção da Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação Declaração do Estoril sobre o Acesso à Informação
Scottish Declaration of Open Access


Revistas de acesso livre Bibliothèque virtuelle de périodiques

http://biblio.ntic.org/bouquinage.php?ct=1 Projecto franco-quebequense de recolha e disponibilização de revistas científicas online, classificadas por assunto.

BioMed Central
http://www.biomedcentral.com/browse/journals/ Mais de 100 revistas com acesso ao texto integral dentro das áreas de medicina e biologia.

DOAJ - Directory of Open Access Journal
http://www.doaj.org/home Directório que abrange todas as áreas temáticas e várias línguas.
Oferece o acesso a mais de 1000 revistas científicas e académicas controladas.

Electronic Journal Miner
http://ejournal.coalliance.org/ Portal da responsabilidade institucional da "Colorado Alliance of Research Libraries" que proporciona acesso a uma grande quantidade de publicações periódicas electrónicas organizadas por título e assunto.

Érudit
http://www.erudit.org/revue/
Érudit recolhe e disponibiliza online cerca de 40 revistas científicas nas áreas das ciências sociais e humanas. Base do Fonds Québécois de Recherche sur la Société et la Culture.

Free FullText.com http://www.freefulltext.com/ Acesso directo a mais 7000 revistas de carácter académico com um conteúdo total ou parcialmente disponível de forma gratuita na internet.

Free Full-Text Journals in Chemistry http://www.abc.chemistry.bsu.by/current/fulltext.htm Lista de revistas em texto integral na área de química.

FreeMedicalJournals.com http://www.freemedicaljournals.com/
Periódicos com texto integral nas áreas de medicina.

Revues.org http://www.revues.org/ Revues.org é uma organização científica de publicação de revistas nas áreas das ciências sociais e humanas quedefende o acesso livre à edição científica.

Scielo - Scientific Electronic Library Online http://www.scielo.org/index.php? Biblioteca electrónica que cobre uma colecção seleccionada de revistas científicas de acesso livre. Faz parte de umprojecto cujo objectivo é o desenvolvimento de uma metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da literatura científica em formato electrónico.

Scielo Portugal http://www.scielo.oces.mctes.pt/ Biblioteca virtual que abrange uma colecção seleccionada de periódicos científicos portugueses.

Repositórios Registo de Arquivos Institucionais http://archives.eprints.org/eprints.php?action=browse O serviço (Institutional Archives Registry), para além de listar repositórios institucionais de todo o mundo que se registam, mostra num gráfico o número e tamanho dos arquivos eprint de acesso livre que cada repositório contém.

RepositóriUM https://repositorium.sdum.uminho.pt/index.jsp O RepositóriUM é o repositório institucional da Universidade do Minho, constituído com o objectivo de armazenar, preservar, divulgar e dar acesso à produção intelectual da Universidade do Minho em formato digital. O RepositóriUM pretende reunir, num único sítio, o conjunto das publicações científicas da UM contribuindo desse modo para o aumento da sua visibilidade e impacto e garantindo a preservação da memória intelectual da Universidade do Minho.


DEPTAL http://deptal.bn.pt/site/ Repositório da Biblioteca Nacional portuguesa. serviços de pesquisa.


Em: http://www.doc.ua.pt/destaques/OA.asp

segunda-feira, novembro 14, 2005

Mas esquecem-se das pessoas que estão a ser formadas para rentabilizar os nossos recursos e formar os utilizadores!!!!!

CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DA DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO (B+L)

"OBJECTIVOS:

Formar técnicos de nível superior qualificados em Biblioteconomia, Arquivo, Documentação e Informação.Formar quadros com competências técnicas de elevado nível, incluindo a capacidade de gerir documentos e informações em diversos sectores de actividade, aptos para trabalho em equipa e para a mobilidade profissional. Preparar profissionais capazes de desenvolver formação contínua especializada, e uma cultura técnica, científica e humanista aberta à internacionalização.Preparar técnicos especializados nas diferentes competências e ferramentas da informação e da gestão documental (tecnologias e outros recursos materiais e humanos) e habilitados com a teoria e a prática da avaliação, selecção, armazenamento, organização e tratamento técnico, pesquisa e análise de documentos e informação.

GRAU CONFERIDO:
Bacharelato e Licenciatura (Licenciatura bietápica). O grau de bacharelato é obtido após a conclusão dos 3 primeiros anos curriculares e o grau de licenciatura após a conclusão dos subsequentes 2 anos curriculares.

SAÍDAS PROFISSIONAIS:
As principais saídas profissionais são: técnicos superiores de biblioteca, documentação e arquivo; docentes de Ciências e Tecnologias Documentais;formadores especializados no âmbito da formação contínua; técnicos e consultores de empresas e instituições publicas e privadas (sector da comunicação social, administração pública, bancos, centros culturais) nas áreas de: biblioteca, arquivos, centros e serviços de documentação e informação.

HABILITAÇÃO PARA A DOCÊNCIA
Habilitação para a docência de disciplinas técnicas específicas em Biblioteca, Documentação, Arquivo e Informação (cursos de especialização, cursos profissionais e tecnológicos, etc.)"


Em: http://www.eseig.ipp.pt/ctdi.htm

Fala-se tanto em formação nas novas TECNOLOGIAS (...)

"A generalização do acesso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) é um
factor crítico para a modernização e desenvolvimento da sociedade portuguesa. Implica a ampla
apropriação social destas tecnologias, a sua difusão nos vários sectores de actividade, o combate
à info-exclusão, a exploração de novos produtos e serviços, o desenvolvimento das capacidades
de investigação e formação em domínios emergentes, e um mercado nacional de telecomunicações mais competitivo. Justifica-se para isso uma nova acção política de mobilização para a Sociedade de Informação em Portugal, que simultaneamente responda aos desafios colocados pela recente iniciativa “i2010 – Sociedade de Informação europeia para o crescimento e emprego” da Comissão Europeia.

A iniciativa Ligar Portugal é um dos vectores estratégicos do Plano Tecnológico do XVII governo, alargando o âmbito de intervenção do Estado na mobilização da Sociedade de Informação, dirigindo o esforço público e privado para consolidar ou reforçar iniciativas em curso, preencher lacunas, e promover a inovação e a criação de novos produtos e serviços, de modo a assegurar os seguintes objectivos:

• Promover uma cidadania moderna, para a qual o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação é um instrumento normal de acesso à informação, à educação, ao trabalho cooperativo, e à discussão pública;

• Garantir a competitividade do mercado nacional de telecomunicações, em especial no que
se refere aos seus custos para os cidadãos e empresas, e à disponibilização generalizada de
serviços avançados de qualidade, assegurando a existência de condições efectivas de concorrência ao nível das melhores práticas europeias;

• Assegurar a transparência da Administração Pública em todos os seus actos, e a simplicidade
e eficiência das suas relações com cidadãos e empresas;

• Promover a utilização crescente das Tecnologias de Informação e Comunicação pelo tecido
empresarial, apoiando as empresas na sua modernização, enquanto condição indispensável à sua
competitividade internacional, e à coesão territorial assim como assegurar o desenvolvimento
de novas empresas de base tecnológica, nomeadamente de software;

• Estimular o desenvolvimento científico e tecnológico, promovendo actividades de Investigação
e desenvolvimento em colaboração internacional.

Neste contexto, é essencial estimular a percepção dos portugueses (...)"



PORTUGAL, [Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior]- Um programa de acção integrado no PLANO TECNOLÓGICO do XVII Governo: mobilizar a sociedade de informação e do conhecimento. Lisboa: Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, 2005

quarta-feira, novembro 09, 2005

Mais Recursos de Informação

•LIBRES Americas WWW Site. Welcome.http://aztec.lib.utk.edu/libres/ Revista internacional dotada de revisão por pares editada três vezes ao ano, dedicada à pesquisa em ciências da informação e Biblioteconomia. Apesar de não estar oficialmente relacionada com nenhuma instituição académica, esta publicação bimestral possui um corpo editorial internacional.

•Journal of Digital Informationhttp://jodi.ecs.soton.ac.uk/ Revista electrónica dotada de revisão por pares, tratando da administração, apresentação e uso da informação em ambientes digitais e questões de pesquisa, técnicas e práticas. Dentre os temas abordados estão as bibliotecas digitais, recuperação da informação e as consequências sociais da informação digital. A proposta da revista é possuir uma abordagem interdisciplinar ampla, onde os tópicos possam ser interrelacionados e pontos de convergência identificados. Publicação apoiada pela British Computer Society e pela Oxford University Press.

terça-feira, novembro 08, 2005

Revistas Digitais:

•ISTL - Issues in Science & Technology Librarianship
http://www.library.ucsb.edu/istl/ Revista de publicação trimestral da Association of College and Research Libraries, com o objectivo de publicar material de interesse para bibliotecários especializados em ciência e tecnologia. Funciona conjuntamente com a lista de distribuição por correio electrónico STS-L.


•The Public-Access Computer Systems Reviewhttp://info.lib.uh.edu/pacsrev.html Revista electrónica de sistema computacionais em bibliotecas para utilizadores finais. Os assuntos abrangidos são: bibliotecas digitais, sistemas de recuperação de documentos, publicação electrónica, sistemas hipermídia e multimédia, recursos e ferramentas de informação baseados em rede e catálogos on-line. Publicada pela University of Houston Libraries.


•D-Lib Magazinehttp://www.dlib.org/ Revista mensal sobre bibliotecas digitais e assuntos relacionados, como metadados, identificadores e sistemas de citação eletrônicos, produzida pela Corporation for National Research Initiatives (CNRI) e patrocinada pelo Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA).

•Newsletter on Serials Pricing Issueshttp://www.lib.unc.edu/prices/ Publicado pelo Office of Information Technology da University of North Carolina, o escopo deste boletim é a alocação de preços em revistas científicas, interpretado de forma ampla. Os tópicos incluem cancelamento de projetos de bibliotecas, esforços de editores e assinantes em reduzir custos, iniciativas de publicação eletrônica que poderiam impactar o tema de preços, anúncios de conferências relevantes, relatos de ações perpetradas por editores que sejam percebidas como injustas para os assinantes e notícias de reduções de preços.

sexta-feira, novembro 04, 2005

Livros e Bibliotecas

"Bibliotecários sem fronteiras" - Um blog brasileiro http://www.biblio.crube.net/
Escritório do livro (textos excelentes sobre livros) http://www.escritoriodolivro.org.br/
Texto sobre as novas tecnologias e os livros: http://www.uv.es/~barrueco/reb/esp/vol1no1/vol1no1d.html
Faz parte da "Revista Espanhola de Bibliologia", que pelos vistos só teve um número: http://www.uv.es/~barrueco/reb/

Formação latex

Para aqueles que não tiveram oportunidade de assitir aqui vão a documentação disponibilizada.

http://www.sc.ipp.pt/newsletter/ver2/imagens/BibliografiaSlides.pdf

Livros para dowload

De uma forma rápida, eficaz e gratuíta.


http://www.biblioteca.ipp.pt/livrosd.html

Tesouros da Biblioteca Nacional Digital

A Área de Manuscritos reúne actualmente seis Colecções de Manuscritos, constituídas por documentos de biblioteca e, em menor número, por espécies de arquivo, num total de cerca de 15 066 códices e cerca de 36 000 manuscritos avulsos, de diversos géneros, tipologias e proveniências, cujos limites cronológicos se situam entre os séculos XII e XX, e abarcando todos os ramos do saber. Vocacionada para a recolha, preservação, tratamento e divulgação das colecções a seu cargo, a Área de Manuscritos tem como tarefa corrente o tratamento informático das aquisições, assim como o tratamento retrospectivo das colecções, complementando esta actividade com a organização de exposições e com a publicação de instrumentos de descrição.


Em: http://purl.pt/369/1/manuscritos.html

quarta-feira, novembro 02, 2005

BUBL LINK

Catálogo de recursos disponíveis na Internet sobre todas as áreas do saber, organizadas de acordo com a DDC (Dewey Decimal Classification).


http://link.bubl.ac.uk/publishing/

Revista Digitais:

•Revista da Ciência da Informação On-linehttp://www.ibict.br/cionline/ A revista Ciência da Informação on-line é a versão electrónica da publicação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT, e publicada trimestralmente. Possui os textos completos em formato PDF a partir de 1994 e os resumos dos textos da revista desde o início de sua publicação em 1972.


•Information Researchhttp://www.shef.ac.uk/~is/publications/infres/ircont.html Revista científica internacional dedicada a disseminar gratuitamente os resultados de pesquisa de uma vasta gama de disciplinas inter-relacionadas. Publica trimestralmente trabalhos nos campos da ciência da informação, administração da informação, sistemas de informação, políticas de informação e biblioteconomia. A revista também publica resenhas de softwares e livros e possui uma página dedicada às publicações electrónicas, dentro de seu âmbito temático.
"O ser humano tem uma necessidade insaciável de informação. As razões da sua procura incessantemente renovada apresentam múltiplas facetas cujas origens se encontram na sua sede de absoluto, de liberdade, de comunicação, de recuo das fronteiras do saber ou do exercício do poder."



•POSNER, Ernst - Archives in the Ancien World, Cambridge: Harvard University Press, [19-?].

Arquivo do blogue