quinta-feira, março 30, 2006

As vantagens de fazer um MBA à luz das melhores escolas do mundo

Susana Represas

"A feira do mundoA Feira World MBA Tour 2006 passou por Lisboa e juntou no mesmo espaço escolas de diferentes partes do mundo. Como numa feira tradicional “apregoa-se”. Nesta, as frases-chave são muitas: “qualidade”, “exigência”, “carreira promissora”, “salários mais altos”, uma “experiência para a vida”. Certezas deixadas pelos responsáveis das escolas presentes, que assim procuram cativar potenciais alunos.
(...)
Grace realça ainda aqueles que “pretendem formar a sua própria empresa”. Algo que se verifica também em Portugal – Alcibíades Guedes faz parte da direcção da Escola de Gestão do Porto (EGP) e conta que, “a EGP tem vários exemplos de antigos alunos que criaram a sua empresa e já com algum sucesso”. Acrescenta que “a nossa economia precisa de ser estimulada e esta é uma boa forma de o fazer”.Cada escola aposta forte nas suas potencialidades. Se, por um lado, o Politécnico di Milano, em Itália, dá cartas em áreas como o ‘design’ industrial ou a arquitectura, a Tuck, situada a duas horas de Boston, forma lideres em áreas como a engenharia, a medicina, ou a diplomacia. O português Duarte Mineiro é um dos casos de sucesso da Tuck."

Ver mais em: http://www.diarioeconomico.com


Escrevam.....................

Reitores alertam para dificuldade em cumprir prazos de Bolonha

Madalena Queirós

"(...) a Universidade Técnica de Lisboa (UTL) vai avançar com a nova estrutura de graus, já no próximo ano lectivo, na maioria das faculdades porque o Senado delegou no reitor a capacidade de avaliar as propostas de reorganização dos cursos. A estrutura de 3+2 (licenciatura de três anos e mestrado de dois) será a opção dominante. Quanto às implicações financeiras da implementação dos novos graus, Lopes da Silva reafirma que o Governo não pode “diminuir o envelope financeiro” a transferir para as instituições de ensino superior ao aplicar o processo de Bolonha. O presidente do CRUP não teme que as instituições portuguesas estejam condenadas à “segunda liga” do futuro espaço europeu do ensino superior por considerar que “todas as universidades portuguesas têm domínios em que podem dialogar de igual para igual com os restantes estabelecimentos europeus”."

Ver mais em: http://www.diarioeconomico.com


Escrevam.....................

quarta-feira, março 29, 2006

Dia Internacional do Livro Infantil

"(...)
na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro – Telheiras, nos próximos dias 30 e 31 de Março, um Ciclo de Conferências sobre o tema “Ler… Livros, Pautas de Música, Receitas e Etc”, dirigido essencialmente a Profissionais de Bibliotecas, Arquivos, ligados ao espaço infantil e aos Serviços Educativos; Professores, Educadores e Pais, e a todos aqueles que se interessem por esta matéria.

Assim, vimos por este meio convidá-lo (a) para participar neste ciclo (ver programa e ficha de inscrição em anexo). Inscrições até 29 de Março até às 13h00 e possível também em http://blx.cm-lisboa.pt. "


Escrevam.....................

Programa ASEF University

"Encontram-se abertas as candidaturas ao programa "13th ASEF University" no âmbito do processo ASEM (ASIA - Europe Meeting) que junta 39 países da Europa e da Ásia, bem como a Comissão Europeia. O prazo de candidaturas termina a 19 de Abril de 2006.O Programa ASEF University tem por objectivo promover o intercâmbio cultural entre estudantes universitários da Ásia e da Europa, durante duas semanas intensivas, alternadamente na Ásia e na Europa."

Ver mais em: http://www.universia.pt/servicos_net/informacao/noticia.jsp?noticia=36272

Escrevam.....................

segunda-feira, março 27, 2006

Dia Mundial do Teatro com Avignon no D. Maria e Luís de Sousa no S. João

"Hoje é o Dia Mundial do Teatro. Foi criado em 1961, pelo Instituto Internacional do Teatro, e a data é assinalada pela comunidade teatral internacional e por todo o Portugal com teatro, mas não só — há também debates, conferências e concertos.
Os dois teatros nacionais portugueses (D. Maria II, em Lisboa, e São João, no Porto) apostaram numa programação diversa, sempre com entrada livre, embora o D. Maria II tenha optado por três dias de comemorações — a programação começou no sábado. "
Ines Saraiva

Ver mais em: http://www.publico.clix.pt


Escrevam.....................

Emprego

"Os dados do Instituto Nacional de Estatística,o emprego continua a cair nos últimos quatro anos consecutivos.
(...)
Estas são as temndências anunciadas pelo Diário Económico, factos que carregam os contornos negativos do mercado de trabalho nacional, onde a taxa de desemprego atingiu um máximo de duas décadas (7,6%) no final do ano transacto.De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística, no final de 2005, o número de empregados jovens ascendia a 1.827 mil, menos 2% face a 2004. O maior recuo verificou-se na classe dos 15 aos 24 anos (4%). A categoria dos 25 aos 34 anos representa 75% do total de jovens e reduziu-se cerca de 1%. "

Ver mais em: http://www.universia.pt
Escrevam.....................

Investigação da Fundação Calouste Gulbenkian para o desenvolvimento de projectos em 2007.

"Esta iniciativa visa incentivar a investigação. Este programa destina-se a jovens com idade inferior a 30 anos, licenciados e que queiram desenvolver um projecto de investigação em instituições portuguesas.Este concurso permite aos mais novos estimular o gosto pela investigação e dando a possibilidade de concorrerem com um projecto próprio e apontar o local onde pretendem desenvolvê-lo."

Ver mais em: http://www.universia.pt



Escrevam.....................

quarta-feira, março 22, 2006

Links a visitar -

Cartografia:
http://www.lib.utexas.edu/maps/glossary.html
http://www.ga.gov.au/about/glossary.jsp
http://www.geo.ign.es
http://oddens.geog.uu.nl/index.php

Biblioteconomia:
http://www3.unileon.es/dp/abd/
http://www3.unileon.es/dp/abd/tesauro/pagina/tesdocumentacion/docutes.htm
http://eprints.rclis.org/archive/00003067/
http://www.bibliosperu.com/
http://www.mcu.es/bases/spa/edit/EDIT.html

Escrevam.....................

Novas Parcerias do Ensino Superior

" novo acordo, que se segue aos assinados recentemente com o Massachusets Institute of Technology (MIT) e a Universidade de Carnegie Mellon (CMU), visa o desenvolvimento conjunto de actividades de ensino e investigação, de apoio à comercialização de ciência e tecnologia e de desenvolvimento institucional, com ênfase na produção e difusão de conteúdos digitais e multimédia e na valorização económica de novas tecnologias de informação e comunicação. (...)
As principias áreas a considerar incluem:
- Conteúdos digitais e produção e distribuição multimédia:
- Conteúdos digitais e interactivos, incluindo novos sistemas de distribuição para pequenos écrans e através da Internet;
- Jornalismo em ambientes interactivos;
- Sistemas e soluções digitais avançadas, incluindo tecnologias wireless e aplicações em sistemas de aprendizagem, educação e formação;
- Comercialização de ciência e tecnologia, incluindo a concepção e concretização de novos projectos empresariais de base cientifica e tecnológica.

Pretende-se igualmente mobilizar centros de inovação e gabinetes de transferência de tecnologia e de apoio à valorização económica de ciência, já existentes na maioria das instituições de investigação e de ensino superior, maximizando o seu impacto no reforço da base científica e no crescimento e competitividade da economia portuguesa."

Ver mais em: http://www.universia.pt/servicos_net/informacao/noticia.jsp?noticia=36208


Escrevam.....................

quarta-feira, março 15, 2006

"Os Materiais na Casa do Futuro" é o título do próximo, agendado para hoje entre as 14h30 e as 18h00, no Anfiteatro do Complexo Pedagógico, Cientifico e Tecnológico da Universidade de Aveiro. Inscrições até 10 de Março.A AveiroDOMUS é uma Associação sem fins lucrativos, constituída por um conjunto de empresas com diferentes valências no meta-sector do habitat e pela Universidade de Aveiro, que está a desenvolver o InovaDomus - Projecto Casa do Futuro, cujo objectivo é a projecção de uma Habitação Futurista."


Ver mais em: www.universia.pt

E nós com 5 anos em Ciencias da Informaçao!!!!!!

"Caso o novo Presidente da República não promulgue o projecto de decreto-lei que estabelece o regime jurídico dos graus e diplomas no prazo de uma semana, passará a estar em causa a entrada em vigor dos novos cursos com as regras de Bolonha no próximo ano lectivo. (...)

Corrida contra o tempo A versão final do diploma estipula que as instituições tenham que fazer um pedido de registo de adequação de um ciclo de estudos ao Director-Geral do Ensino Superior. Para isso terão que apresentar “um relatório subscrito pelos órgãos científicos e pedagógicos”, que inclui uma longa lista de itens. (...)
Outra das alterações é uma clarificação das regras a aplicar aos alunos que já estão no sistema. Assim, fica definido que as instituições têm que criar os “regimes de creditação” dos alunos que já se encontram no sistema, para que possam transitar para os novos cursos. Até porque a “coexistência entre a nova organização e a anterior, quando prevista nas regras de transição, não deve exceder um ano lectivo”.O que significa que num prazo de um ano, depois da implementação de Bolonha, os cursos com a estrutura antiga terão que desaparecer.

Ver mais em: http://www.diarioeconomico.com

Possibilidade de emprego _ CTDI

“Isenção de propinas e bolsas de estudos” para “os alunos que optem por frequentar cursos de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Engenharia é um mecanismo de políticas activas que deve ser discutido”.

Para Mariano Gago, o modelo pode passar por criar sistemas de discriminação positiva para aumentar a frequência destas formações. Um dos exemplos apontados pelo ministro como eventual estratégia a seguir em termos de política pública foi o sistema da década de 90, em que foram criadas bolsas para levar os jovens a tirarem formações profissionais médias indispensáveis ao país.


Ver mais em: http://www.diarioeconomico.com

segunda-feira, março 13, 2006

Primeira semana!

O balanço desta semana:

- aulas: ja me estou a habituar ao espanhol e ao metodo tradicional, conservador, patriotista espanhol!
- apoio: para variar tivemos que gastar muita sola dos sapatos para conseguirmos algumas das regalias dos estudantes estrangeiros;
- cidade: aposta muito na cultura!
- povo: muito simpatico e acolhedor ao contrario do que pensava!
- nivel de vida: nao tem comparaçao um bolso muito mais recheado e as bens mt mais acessiveis!

terça-feira, março 07, 2006

Chegada a León

Cheguei a León no sabado e o que encontrei?

Muita neve, uma cidade bonita, desenvolvida uma noite encantadora!

Una faculdad muy grande e muy encantadora!

As assinaturas: cartografia, tesauros, museologia, praticum e codicologia parecem muito interessantes!

O ensino muito diferente do nosso mas para já estou a gostar!!

Escrevam.....................