terça-feira, abril 25, 2006

"Lápis Azul" em Vila do Conde

"Câmara Municipal de Vila do Conde inaugura hoje, pelas 11h30 no Auditório Municipal, a exposição "Lápis Azul: a Censura do Estado Novo".Produzida pelo do Estado NovoMuseu Nacional da Imprensa e promovida pela autarquia local, a exposição integra-se nas comemorações do "25 de Abril".A mostra apresenta mais de uma centena de documentos ilustrativos do largo espectro da actuação censória que vigorou em Portugal durante 48 anos, desde o golpe militar de 1926 até à revolução do dia "25 de Abril" de 1974."

Ver mais em: http://www.universia.pt/servicos_net/informacao/noticia.jsp?noticia=36565

Escrevam.....................

Portugal vai realizar estudos sobre mercado e hábitos de leitura

Um dos estudos a lançar pelo Ministério da Cultura, através do Instituto Português da Biblioteca e do Livro, em articulação com o Instituto Nacional de Estatística, a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros e a União dos Editores Portugueses, prevê a publicação, com regularidade, de dados sobre as tiragens e vendas para se conhecerem os números do mercado do livro.O outro estudo vai debruçar-se sobre os hábitos de leitura, uma vez que não existe um trabalho actualizado neste sentido. Esta iniciativa, no âmbito do Plano Nacional de Leitura, envolve os ministérios da Cultura, dos Assuntos Parlamentares e da Educação e vai ser publicamente divulgada a 2 de Junho.

Ver mais em:http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1255006

Escrevam.....................

OCDE sugere aumento das propinas no superior para financiamento mais justo e eficiente

"Aumentar as propinas no ensino superior e, simultaneamente, desenvolver um sistema de empréstimos (talvez com a possibilidade de pagamento após a formação e entrada no mercado de trabalho) seria mais justo e aumentaria a eficiência". Até porque, continua-se, "as propinas nas instituições públicas são relativamente baixas enquanto as contrapartidas salariais para os detentores de um diploma são altas".

Escrevam.....................

quarta-feira, abril 19, 2006

Dez universidades e institutos portugueses seleccionados para avaliação internacional

A Associação Europeia das Universidades (AEU) vai avaliar no próximo ano lectivo cinco universidades e cinco institutos portugueses, anunciou hoje o Ministério do Ensino Superior.
As universidades escolhidas são as de Coimbra, de Évora, Fernando Pessoa, Lusófona e do Algarve. A par das universidades, serão igualmente objecto de avaliação os institutos politécnicos de Bragança, do Porto e de Leiria, a Academia Militar e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

Ver mais em: http://www.publico.clix.pt
Escrevam.....................

Candidaturas para Campus Europae

"Até 15 de Maio estão abertas candidaturas para os alunos de Electrónica e Telecomunicações da Universidade de Aveiro interessados em participar no Campus Europae - um programa de mobilidade estudantil em que a UA participa, juntamente com mais 15 universidades europeias.Este ano (2006/2007), estão abertas quatro vagas na área de electrotecnia, duas para Novi Sad (Sérvia); e duas para Lodz (Polónia), podendo a elas candidatar-se prioritariamente alunos do 2º ano da licenciatura em Engenharia Electrónica e Telecomunicações da UA, que estejam a prever terminar todas as disciplinas desse ano."

Ver mais em:http://www.universia.pt
Escrevam.....................

Bolsas para estágios no CERN

"Com o objectivo de aumentar e assegurar a competitividade das empresas nacionais, a AdI estabeleceu um Acordo de Cooperação com esta Organização, permitindo o treino de jovens licenciados portugueses em domínios onde a competência do CERN é internacionalmente reconhecida.Para o efeito, o CERN acolhe jovens engenheiros portugueses, para as áreas de electricidade, electrónica, engenharia mecânica, supercondutividade, criogenia, computação, tecnologias da informação, sistemas de vácuo, física das superfícies, etc. "

Ver mais em: http://www.universia.pt

quinta-feira, abril 13, 2006

Bolonha!!!!

"Mais de metade dos cursos públicos adaptados já no próximo ano Segundo as propostas de adequação de licenciaturas entregues à tutela pelas instituições de ensino superior, 51% dos cursos universitários e politécnicos públicos estarão adaptados ao Processo de Bolonha já no próximo ano lectivo. "


Escrevam.....................

Encontros CTDI

"O meu curso de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação, da ESEIG, convida todos os interessados a participarem no seu II Encontro, soburdinado ao tema Informação: Acesso e Preservação. Este terá lugar no próximo dia 27 de Abril de 2006, no auditório da Escola.


Mais informação disponível em: www.eseig.ipp.pt/ctdi2006 "









Escrevam.....................

Seminário "Direitos de Autor"

"No âmbito das comemorações do dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, junto se anexa informação relativa ao Seminário "Direito de Autor" que decorrerá na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, no próximo dias 20 de Abril, pelas 09h 30m."


Escrevam.....................