segunda-feira, julho 17, 2006

Licenciados, sinónimo de desempregados!

" (...)
Segundo dados do IEFP, foi nos homens que se verificou a maior quebra no número de desempregados inscritos, 6,8% contra 2,9% nas mulheres. Quanto aos grupos etários, o desemprego nos jovens com menos de 25 diminuiu 12,2%. Em relação ao nível de habilitações literárias, todos os níveis apresentaram uma descida, à excepção dos Licenciados que viram o seu número aumentar em 14,1%."

David Pinheiro / PlanetaRH

Ver mais em: http://planetarh.com/modules/smartsection/item.php?itemid=256

Escrevam.....................
" (... ) ano lectivo de 2006-2007 vai ter menos 87 cursos que o ano anterior. Os 1062 cursos existentes passam a 975, traduzindo-se numa descida, inédita, de 8%. Esta tendência vem no sentido de resolver o eterno problema de existirem vários cursos mal estruturados.
"Pela primeira vez o número de cursos não aumenta", referiu o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Mariano Gago adiantou também, em relações ao Jornal Público, que a ideia é "prosseguir esta via no próximo ano e reduzir em 20% os cursos de 1ºciclo (licenciaturas), mantendo contudo o número total de vagas.
No entanto, o número de vagas a concurso nacional aumentou cerca de 19% em relação ao ano passado, passando de 38.982 para 47.048. Deste número total, 324 vagas dizem respeito à área da Saúde (102 em Medicina e 178 em Enfermagem e Tecnologias de Saúde), aumentando assim em 5% o valor de 2005. "

David Pinheiro / PlanetaRH

Ver mais em: http://planetarh.com/modules/smartsection/item.php?itemid=252


Escrevam.....................

sexta-feira, julho 14, 2006

terça-feira, julho 11, 2006

Mais investimento e emprego?

"Investir nas tecnologias de informação - Direcção Geral dos Serviços PrisionaisFacilitar o trabalho aos utilizadores e dar à gestão a informação fidedigna que permita a adequada tomada de decisão são os benefícios principais visados pelo SIP. As transformações na actividade diária do universo tutelado pela DGSP são nítidas, sendo impensável, hoje, conceber uma Direcção-Geral a “trabalhar à antiga”, tal a dimensão da informação que diariamente aflui ao sistema, só passível de tratamento pela via das TI."

Ver mais em: http://www.novabase.pt/showNews.asp?idProd=csdgsp
Escrevam.....................

terça-feira, julho 04, 2006

Bolsa de emprego

"Este novo suporte tecnológico, que conta já com 20 mil entidades empregadoras registadas e 50 mil currículos inscritos, vai avançar, numa primeira instância, com 2500 ofertas de emprego.
Neste portal, www.netemprego.gov.pt , estarão disponíveis todas as ofertas de emprego da rede do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Quanto às entidades empregadores, também elas poderão, através do portal e entre várias funções, colocar as suas ofertas de emprego online e pesquisar, possíveis, futuros empregados.
David Pinheiro / PlanetaRH"

Ver mais em: http://planetarh.com/modules/smartsection/item.php?itemid=212

Escrevam.....................

Empresa on-line

"O Empresa On-line é um projecto que proporciona serviços às empresas por via da Internet, através do portal Empresa (www.empresaonline.pt) e de acordo com o Ministério, "é um meio bastante rápido".
Este novo serviço passam sobretudo pela constituição de sociedades comerciais e visam a redução significativa dos custos através de uma melhoria das "condições de investir e criar riqueza e emprego em Portugal", segundo um comunicado do Ministério da Justiça.
A empresa on-line pode ser constituída de duas maneiras: através de advogados, solicitadores ou notários que possuam assinatura digital ou por qualquer interessado, desde que tenha uma assinatura electrónica qualificada, que será disponibilizada com o Cartão do Cidadão, já no final deste ano.
David Pinheiro / PlanetaRH"

Ver mais em: http://planetarh.com/modules/smartsection/item.php?itemid=227

Escrevam.....................