sábado, janeiro 06, 2007

“ALERT Paper Free Hospital” em Portugal

"O ALERT inclui ainda um sistema de alertas que apresentam uma lista de tarefas por realizar ou de eventos que necessitem da intervenção de determinado utilizador, minorando tempos de espera e permitindo a vigilância de todos os utentes. Relativamente aos serviços de urgência, a aplicação permite a cada momento obter uma visão global sobre os doentes em espera ou a ser atendidos e os meios de diagnóstico utilizados. O sistema permite igualmente que os familiares possam receber informação sobre o estado do doente.

De acordo com os últimos dados, esta aplicação informática está implementada ou em implementação em 45 hospitais e 105 centros de saúde em Portugal e em 32 hospitais em Espanha."

Data: 04-01-2007
Fonte: Portal do Cidadão com

Escrevam.....................

Licenças gratuitas de software da Autodesk

"
Esta iniciativa, promovida pela UMIC, abrange quase todas as instituições do ensino superior em Portugal e envolve redes de comunicação sem fios, a integração de todo o ensino superior num campus virtual unificado e a disponibilização de um conjunto alargado de serviços, conteúdos e aplicações.

(...)

A parceria agora celebrada com a Autodesk no âmbito da iniciativa e-U Campus Virtual permite a estudantes, professores e investigadores do ensino superior terem um acesso facilitado a software com variadas aplicações e de particular relevância para as áreas de arquitectura, engenharia civil, engenharia mecânica(...).

software Autodesk alvo do presente protocolo inclui aplicações para visualização, projecto mecânico, projecto de infra-estruturas, sistemas de informação geo-espacial e projecto de edifícios: Inventor Professional, AutoCAd Revit Building Series, Autodesk Civil 3D (todos estes incluindo o AutoCAD), Autodesk VIZ e Autodesk Raster Design EDU Student, nas versões estudante."

Data: 03-01-2007
Fonte: Portal do Cidadão com UMIC



Escrevam.....................

Gravação Digital alargada a Tribunais

"Segundo se refere num comunicado, este novo sistema, avaliado em 230 mil euros, permite a gravação de som e deixa em aberto a possibilidade de proceder à gravação de imagem.

Em Setembro deste ano o MJ começou a instalar, experimentalmente, a gravação digital em 30 salas de tribunais, como forma de garantir um sistema mais fiável que a tradicional cassete.

Na nota de informação refere-se ainda que o MJ, através da Direcção Geral da Administração da Justiça, investiu também 126 mil euros na aquisição de novos equipamentos informáticos de apoio ao sistema H@bilus, para facilitar o acesso aos processos que correm nos tribunais de primeira instância, por parte de advogados e solicitadores."

Data: 29-12-2006
Fonte: Portal do Cidadão com Ministério da Justiça

Escrevam.....................