quarta-feira, julho 01, 2009

Professor bibliotecário ??????

Estamos mesmo em Portugal ...

Venho desta forma, expressar o meu desagrado e desilusão perante uma situação recorrente no nosso país.

Criam-se os cursos superiores, as pessoas formam-se e quando chegam ao mercado de trabalho fecham-se as portas devido a uma gestão ineficaz e deficiente.


Senão vejamos....

Curso superior de 5 anos em biblioteca, arquivo e documentação!
Saídas profissionais: Técnico superior de biblioteca, arquivo; Gestor da Informação; Docente em Biblioteca, Arquivo, TIC ....

Experiência profissional: bibliotecas universitárias(estágios), arquivo municipal(Erasmus), arquivo (empresa privado), formador Tic.

Trabalho corrente: administrativa/ algumas funções técnica profissional de arquivo.


MERCADO DE TRABALHO - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO


"Para o efeito, o ME estabeleceu as regras para a designação de docentes para a função de professor bibliotecário e para integrar as equipas das bibliotecas escolares, através de uma portaria que aguarda publicação no Diário da República.

(...)

Os docentes designados para o exercício das funções de professor bibliotecário têm de pertencer aos quadros de escola, de ter formação na área das bibliotecas escolares ou das tecnologias da informação e da comunicação (TIC), de ter experiência nas bibliotecas escolares e de manifestar interesse no desempenho do cargo.


Para o exercício das respectivas funções, o professor bibliotecário é dispensado da componente lectiva, excepto se o número de alunos matriculados na escola ou no agrupamento for inferior a 400, caso em que está prevista a redução da componente lectiva em 13 horas.
(...)"

http://www.min-edu.pt/np3/3890.html


Conclusão:

O governo investe em formação para os professores quando existem recursos com formação (5 anos) e experiência na área.

Os recursos existentes em biblioteca estão desempregados/ ou a desempenhar funções de outros recursos!!!

Visto só os docentes efectivos é que podem desempenhar a função de "bibliotecário" será necessário substitui-los por outros docentes ... Ou seja, se a explicação para este cenário é a racionalização de recursos tal não acontece pois sempre têm de contratar mais alguém.

Devem estar a pensar ... Mas tens habilitação para a docência podes tentar se colocada como docente de TIC e depois tentar a carreira de "professor bibliotecário" :)...

No concurso nacional só é possível tentar um horário em part time em setembro ... mas para isso é preciso ter uma mais valia no curriculo ... :) SORTE ??? Será ???

ENFIM ... enquanto isso não acontece ... volto à administrativa/ telefonista/ arquivista ....


SÓ EM PORTUGAL .... E ARREDORES.

Escrevam.....................

3 comentários:

Luís disse...

Verdadeiramente impressionante. :S Quando li isto quase me pareceu uma anedota ;D.

Tenho um irmão que se licenciou em Ctdi. Sei bem em que áreas este curso pode marcar a diferença, mas enquanto mantermos uma visão elitista e tradicional do mercado de trabalho as coisas mantêm-se mal, muito mal para todos nós os universitários/académicos "impulsionadores" da mudança. Deixo este comentário porque percebi a tua frustração. É uma chatice!

cumprimentos,

André Monteiro Vieira disse...

Também partilho desta mesma frustração. Também sou licenciado em CTDI. Assim sendo, de acordo com isto que mencionas-te, verifica-se que continuam a não se lembrar daqueles que têm formação adequada para poder desempenhar essas funções. Enfim... temos de continuar a lutar contra este estado de coisas

Anónimo disse...

Estou de acordo
Tenho abordado o mesmo assunto no meu blog
bibvirtual.blogs.sapo.pt
António Regedor