terça-feira, novembro 15, 2005

Acesso Livre ao Conhecimento - Unesco

"O "acesso livre" tem como principal objectivo a disponibilização livre na internet através de arquivos e repositórios de literatura académica e científica, dando a possibilidade a qualquer utilizador de pesquisar, lêr, descarregar, imprimir, copiar, distribuir e referênciar o texto integral dos documentos. "

Documentos sobre o acesso livre ao conhecimento
Declaração de Berlim Relatório "Scientific publications : free for all?"
Budapest Open Access Initiative
Open Access News: News from the open access movement
Declaração de Princípios e Plano de Acção da Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação Declaração do Estoril sobre o Acesso à Informação
Scottish Declaration of Open Access


Revistas de acesso livre Bibliothèque virtuelle de périodiques

http://biblio.ntic.org/bouquinage.php?ct=1 Projecto franco-quebequense de recolha e disponibilização de revistas científicas online, classificadas por assunto.

BioMed Central
http://www.biomedcentral.com/browse/journals/ Mais de 100 revistas com acesso ao texto integral dentro das áreas de medicina e biologia.

DOAJ - Directory of Open Access Journal
http://www.doaj.org/home Directório que abrange todas as áreas temáticas e várias línguas.
Oferece o acesso a mais de 1000 revistas científicas e académicas controladas.

Electronic Journal Miner
http://ejournal.coalliance.org/ Portal da responsabilidade institucional da "Colorado Alliance of Research Libraries" que proporciona acesso a uma grande quantidade de publicações periódicas electrónicas organizadas por título e assunto.

Érudit
http://www.erudit.org/revue/
Érudit recolhe e disponibiliza online cerca de 40 revistas científicas nas áreas das ciências sociais e humanas. Base do Fonds Québécois de Recherche sur la Société et la Culture.

Free FullText.com http://www.freefulltext.com/ Acesso directo a mais 7000 revistas de carácter académico com um conteúdo total ou parcialmente disponível de forma gratuita na internet.

Free Full-Text Journals in Chemistry http://www.abc.chemistry.bsu.by/current/fulltext.htm Lista de revistas em texto integral na área de química.

FreeMedicalJournals.com http://www.freemedicaljournals.com/
Periódicos com texto integral nas áreas de medicina.

Revues.org http://www.revues.org/ Revues.org é uma organização científica de publicação de revistas nas áreas das ciências sociais e humanas quedefende o acesso livre à edição científica.

Scielo - Scientific Electronic Library Online http://www.scielo.org/index.php? Biblioteca electrónica que cobre uma colecção seleccionada de revistas científicas de acesso livre. Faz parte de umprojecto cujo objectivo é o desenvolvimento de uma metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da literatura científica em formato electrónico.

Scielo Portugal http://www.scielo.oces.mctes.pt/ Biblioteca virtual que abrange uma colecção seleccionada de periódicos científicos portugueses.

Repositórios Registo de Arquivos Institucionais http://archives.eprints.org/eprints.php?action=browse O serviço (Institutional Archives Registry), para além de listar repositórios institucionais de todo o mundo que se registam, mostra num gráfico o número e tamanho dos arquivos eprint de acesso livre que cada repositório contém.

RepositóriUM https://repositorium.sdum.uminho.pt/index.jsp O RepositóriUM é o repositório institucional da Universidade do Minho, constituído com o objectivo de armazenar, preservar, divulgar e dar acesso à produção intelectual da Universidade do Minho em formato digital. O RepositóriUM pretende reunir, num único sítio, o conjunto das publicações científicas da UM contribuindo desse modo para o aumento da sua visibilidade e impacto e garantindo a preservação da memória intelectual da Universidade do Minho.


DEPTAL http://deptal.bn.pt/site/ Repositório da Biblioteca Nacional portuguesa. serviços de pesquisa.


Em: http://www.doc.ua.pt/destaques/OA.asp

Sem comentários:

Arquivo do blogue